A Psique Analítica: Reflexões sobre a teoria psicológica de Carl Gustav Jung

Este ebook concentra algumas das monografias dos discentes de pós-graduação em Clínica Junguiana do Instituto PSIADI de Bauru, interior de São Paulo, formados em 2021. Tais trabalhos são frutos de reflexões realizadas com base nos conceitos estudados ao longo de dois anos de pós-graduação.

A especialização em Clínica Junguiana visa proporcionar aos discentes um contato mais aprofundado com as múltiplas faces da psicologia analítica produzida por Carl Gustav Jung. Outros pensadores pós-junguianos também se fazem presentes nos estudos. A interlocução com a prática e com aspectos particulares das pessoas é impossível de não estar presente quando se discute sobre a Psicologia, especialmente quando o enfoque é o analítico. As supervisões de atendimento se encarregam de cuidar mais especificamente dessa prática e aplicação da teoria no atendimento clínico. Entretanto, a reflexão sobre a teoria também é importante e, sem ela, não existem condições para que os profissionais lidem com as infinitas manifestações psíquicas que são apresentadas a eles no contexto clínico.
São diversos os temas e conceitos abordados por eles em suas produções, como: o complexo materno, o processo de individuação, os mitos, o desenvolvimento da personalidade, dentre outros. Conceitos, estes, aprofundados e aplicados a temas da vivência humana e produções artísticas, como filmes e livros.

Este ebook é dividido em temas que perfazem um caminho lógico de acordo com a psicologia analítica, que tem a ver com o desenvolvimento humano. Em um primeiro momento, no ser humano, há o desenvolvimento da personalidade; depois, com o contato com os pais, são formados os complexos parentais; em seguida, a formação da anima ou do animus e, finalizando o processo de individuação, a metanoia como última fase.

A etapa do desenvolvimento da personalidade está representada na temática “Desenvolvimento da Personalidade” e possui dois capítulos que abordam esse tema. O primeiro, escrito pelo discente Rafael Augusto Barduchi Pereira, aborda o desenvolvimento da personalidade centrado no mito do herói, apontando em que momentos de nossa vida ele se faz mais presente e é importante. Para isso, primeiramente, o autor traz os conceitos de mito, inconsciente coletivo e arquétipo para iniciar sua discussão. Em seguida, parte para a abordagem do mito do herói e finaliza o texto abordando o desenvolvimento da personalidade segundo o teórico pós-junguiano do desenvolvimento da personalidade, Erich Neumann, focando no papel do mito do herói nesse processo. A analogia que se faz do mito do herói com o desenvolvimento humano se dá, principalmente, para o autor, na infância, quando há a separação do indivíduo do mundo materno (de sua mãe) e sua introdução ao mundo paterno, em que vai ganhando mais autonomia e responsabilidades.

O capítulo 2, escrito por Antony Soares Simões, foca na discussão da teoria junguiana do desenvolvimento da personalidade utilizando como estudo de caso o personagem Valentin (um garoto de 9 anos) do filme “Valentin”. Baseando-se na história do garoto, o autor discute pontos importantes da teoria e como ela pode ser vista na vida do personagem.

A temática seguinte representa o “Complexo Materno” e é abordada no capítulo 3, de autoria da discente Laura Rinaldi Gabas. Em seu capítulo, ela analisa o complexo materno positivo pela perspectiva da personagem Enola, do filme “Enola Holmes”, e como ele pode ajudar no processo de individuação e desenvolvimento psicológico das mulheres. A discussão é realizada de maneira bem abrangente e profunda, realizando as conexões necessárias entre esses dois fenômenos psíquicos.

O “Feminino” caracteriza a próxima temática, representada pelos capítulos 4 e 5, escritos pelas discentes Daniela Mortatti Miyahara e Isabela Custódio Meira, respectivamente.

No capítulo 4, Daniela Mortatti Miyahara utiliza-se do filme “Moana” para identificar algumas das formas de manifestação do arquétipo feminino. Para isso, são utilizados alguns conceitos da psicologia junguiana e motivos psicológicos, como a Criança Divina, o Velho Rei, o aspecto dual do princípio feminino; bem como paralelos entre alguns elementos simbólicos do mito do Santo Graal e do próprio filme.

No capítulo 5, Isabela Custódio Meira busca realizar uma discussão acerca da liberdade sexual da mulher por meio da análise dos mitos de Afrodite e Perséfone. Para isso, é realizada uma discussão utilizando-se alguns conceitos da psicologia junguiana como inconsciente coletivo, arquétipos, símbolos, mitos e outros. A autora buscou investigar como alguns arquétipos do inconsciente coletivo podem ajudar a mulher a se conscientizar a respeito de sua sexualidade.

A temática seguinte, “Identidades de Gênero na Psicologia Analítica”, é composta pelo capítulo 6, escrita por Rebeca Moreira Nalia. Neste capítulo a autora busca fazer uma reflexão para compreender como se dá a formação das identidades de gênero não-binárias, realizando uma articulação entre a psicologia analítica e a Teoria Queer.

O capítulo 7, presente dentro da temática “Paixão e anima”, foi escrito por Érika Frossard Teixeira e nele é realizada uma análise da paixão imediata sentida pelo personagem Florentino Ariza, do livro Amor nos tempos de cólera, por Fermina Daza, a partir da relação entre o fenômeno de apaixonamento com a anima, a compensação feminina para a psique masculina. A discussão aborda a projeção desse aspecto compensador de Florentino na figura feminina da personagem Fermina, bem como os benefícios que ela pode trazer à psicologia do homem. Em suma, é uma discussão sobre o conceito, utilizando-se como pano de fundo o livro.

O último e oitavo capítulo do livro está dentro da temática “Processo de individuação” e foi escrito pela discente Lia Bernardo Okuno. A autora realiza uma discussão sobre os principais conceitos da psicologia analítica, como símbolos, complexos, sombra, anima, o processo de individuação e adoecimento psíquico, analisando a trajetória do personagem Tronco do filme “Trolls”. Os conceitos foram discutidos e aprofundados com base na história vivenciada pelo personagem no filme e sua trajetória de autoconhecimento.

Após a explanação dos capítulos, deixamos você leitor se deliciar com as reflexões aqui propostas. Este é nosso primeiro ebook organizado como uma coletânea de trabalhos de conclusão de curso de nossos especializandos, sob a orientação teórica na abordagem analítica, das professoras Ma. Julieta M. Haicall Haddad e Ma. Maria Elisa Gisbert Cury Bittencourt; e metodológica, da professora Dra. Verônica Lima dos Reis. E que seja o primeiro de muitos!

Rafael Augusto Barduchi Pereira
Verônica Lima dos Reis

 

Download PDF

Em busca de uma psicologia viva

Dependendo da forma como são utilizados, os conceitos da psicologia podem assumir um valor apotropaico, ou seja, mágico, usado para afastar aquilo que assusta, que causa medo. (...) Nesse sentido, é preciso cuidado: os conceitos podem ajudar a mapear o mundo, mas lidar com o desconhecido é uma característica importante da psicologia analítica.

Contato

(14) 99896-6829

@psiadi

  • Endereço: Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 12-67 - Jardim Brasil, Bauru - SP, 17012-191

  • e-mail: [email protected]

Siga-nos